ATENÇÃO: O processo descrito abaixo envolve alteração de configuração fiscal. Informe-se com o seu departamento contábil antes de realizar qualquer modificação
Sintoma

Causa
Como citado anteriormente, a condição se dá quando os valores são inseridos à mão, com algum cálculo feito de forma errônea, caso os CSTs informados nos itens não permitem o destaque de ICMS ou ainda quando o usuário tenta destacar o imposto no total da nota fiscal e a empresa é optante pelo Simples Nacional.
Ação
Cálculos imprecisos – CSTs divergentes
Calcule as quantias para averiguar o somatório correto dos itens. O mais aconselhável é utilizar as opções de “calcular automaticamente” e “calcular itens automaticamente” para evitar erros.
Também se certifique de que os CSTs que o usuário está usando tributam ICMS (Itens > Editar Itens, na própria nota fiscal)
Empresa optante do Simples Nacional
Microempresas e/ou companhias optantes pelo Simples Nacional não conseguem realizar destaque do ICMS devido às regras do referido regime. Portanto, se houver necessidade de informar o imposto, o recomendado é usar o campo “Dados Adicionais” da nota fiscal, com inserção dos dados de forma manual.