ATENÇÃO: O processo descrito abaixo envolve alteração de configuração fiscal. Informe-se com o seu departamento contábil antes de realizar qualquer modificação
Sintoma

Causa
A multiplicação entre a base de cálculo do ICMS e a alíquota está divergente. Isso acontece quando os CSTs 00 (tributada integralmente), 10 (tributada e com cobrança de ICMS por ST), 20 (com redução da base de cálculo) ou 70 (com redução de base de cálculo e cobrança do ICMS por ST) são utilizados e não há informação da alíquota nos produtos.
Geralmente ocorre quando as flags de “Calcular automaticamente” e “Calcular itens automaticamente” estão desmarcadas e os montantes são somados de forma manual.
Ação
Se não houver destaque do ICMS na nota fiscal, será necessário alterar o CST dos produtos (verificar Rejeição 508 em caso de dúvidas).
Quando houver necessidade de tributação do referido imposto, certifique-se que a alíquota foi inserida corretamente nos itens.
IMPORTANTE: Para que não haja erros nos montantes, recomenda-se o uso das ferramentas de cálculo automático na aba “Impostos”, na nota fiscal