Contribuição de Fábio Anísio, analista de qualidade
Essa mensagem ocorre quando há uma instabilidade no serviço do SEFAZ (Secretaria da Fazenda) dos diferentes estados, ou ainda, depois de uma recente atualização do Windows 8.1 e 10.
Embora recorrente, não é considerado uma rejeição.
Contudo, para resolvê-lo é bem simples. Acompanhe o passo a passo abaixo.
- Vá em Executar e digite certmgr.msc para abrir a interface dos certificados;
- Remova todos os certificados de Autoridade de Certificação de Raiz Confiáveis;

3. Faça o download do arquivo InstaladorCadeias_1.0.2.0exe;
4. Execute como Administrador o InstaladorCadeias_1.0.2.0.exe.

5. Clique em “Instalar” e aguarde até que o processo seja finalizado;
6. Teste novamente a comunicação com a SEFAZ.
Se ainda assim o erro persistir, vá até Opões da Internet, em Painel de Controle e, na Aba “Avançadas”, desabilite as seguintes configurações:
- Avisar quando houver incompatibilidade de endereços de certificado;
- Verificar revogação de certificados do servidor;
- Verificar se há certificados revogados do fornecedor.
Salve as modificações, reinicie a máquina e teste novamente.