Alteração
Diretório
Entrada de NF de complemento
Compras > Recebimento
Módulo
Versão
VSI Gestão
2019.4
A entrada de nota fiscal de complemento visa atender aos usuários atingidos pela Portaria CAT 34/2018, emitida pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, que definiu a margem de valor agregado dos produtos do setor de material de construção para alíquota única de 75%.
Como as indústrias pleiteavam a suspensão da referida portaria, estas continuaram a emitir notas fiscais com os índices antigos. Contudo, a lei acabou sendo sancionada e, para correção dos valores errôneos, notas fiscais complementares começaram a ser emitidas para as empresas.
Contudo, o Gestão não tratava a entrada desse documento.
A solução foi desenvolvida pensando na necessidade desses usuários, que precisavam dar entrada no complemento de ICMS-ST, contudo, a funcionalidade servirá para todos os consumidores que, por algum motivo, recebem nota fiscal complementar de outros impostos (ICMS, IPI).
Modificações
Habilitando a ferramenta
As notas fiscais complementares serão recebidas automaticamente pelo Gestão a partir da versão 2019.4, não sendo necessário habilitar nenhum menu, ressaltando, claro, que o usuário deve ter acesso ao menu Compras > Recebimento.
Há uma observação a ser considerada, contudo: a entrada desse tipo específico de documento só poderá ser realizada via arquivo XML, ficando vedada a entrada manual.
Entrada de nota fiscal complementar
Acesse o Menu Compras > Recebimento. Clique sob a opção “Ler NF-e” e selecione o XML desejado.

O processo realizado será o mesmo de um recebimento comum de mercadorias, porém, o sistema não exigirá vínculo do item com nenhum produto do estoque.
Ressalta-se que é necessário ter um tipo de entrada correto para a entrada desses documentos, uma vez que algumas notas fiscais complementares geram financeiro (exemplo, nota fiscal complementar de ICMS-ST) e outras, não.