Alteração
Diretório
E-commerce Vinhasoft
Diversos
Módulo
Versão
VSI Gestão
-/-
Hoje, é essencial que o seu negócio esteja presente em todas as plataformas digitais, mídias sociais e especialmente, venda online.
O e-commerce não é mais uma tendência e, sim, uma realidade. Com as constantes mudanças que estamos vivendo, que tornam a rotina cada vez mais atribulada, sua loja precisa alcançar o consumidor de forma fácil e eficiente.
E que forma mais simples de estar presente na vida dos seus clientes que não por meio da internet? Pensando em facilitar a ida dos clientes para o mundo virtual, a Vinhasoft desenvolveu plataforma e-commerce para seus clientes, com integração das informações do ERP; dessa forma, o gestor acompanhará suas vendas de um local só.
A loja virtual
Ao “abrir” uma loja virtual, o gestor deve estar ciente de que ela será como uma filial, um novo negócio, e que deve obedecer regras e às leis específicas do ambiente eletrônico (Decreto Federal 7.962/13 – A Lei do E-commerce) ), a qual destaca, no Artigo 1º:
I – informações claras a respeito do produto, serviço e do fornecedor;
II – atendimento facilitado ao consumidor; e
III – respeito ao direito de arrependimento.
Além dessas questões, o gestor deve ter em mente que o e-commerce também exigirá regras de negócio e um planejamento diferenciado, haja vista que o ambiente virtual é mais competitivo e com mais variedade, além de oferecer dinamismo; os quesitos considerados benéficos para a abertura de uma loja virtual também são os que exigem mais atenção, como disponibilidade de atendimento (clientes compram online especialmente pela rapidez com que o negócio é concluído) e logística de entrega.
E-commerce e VSI Gestão
A plataforma e-commerce Vinhasoft é desenvolvida com Magento e terá sua instalação e configuração inicial realizadas pela equipe Vinha (você também pode conferir o tutorial aqui).
O gestor e sua equipe, contudo, devem ter algumas informações no VSI Gestão já parametrizadas.
Cadastro do Produto
O produto é de extrema importância para e-commerce, portanto, todos os detalhes que definam melhor a mercadoria para o cliente devem estar preenchidos.
Para integração com o e-commerce, serão consideradas as seguintes informações e parâmetros do Cadastro do Produto (Cadastros > Produtos, ou o atalho CTRL +P) :
- Foto do produto: a foto que ilustrará a mercadoria no e-commerce será a mesma definida na Aba Foto, conforme imagem abaixo:

Para inserir uma foto nesta aba, é necessário ter configurado previamente um local para busca das imagens, definido em Configurações > Geral > Guia Geral, Menu Cadastro de Produtos, em “Localização das fotos”, como ilustrado abaixo:

- Na guia Web, as mercadorias que serão veiculadas na loja virtual devem ter a flag “Disponível para venda via Web” marcada, conforme imagem abaixo:

- O campo de Descrição Resumida, da mesma aba, também será usado na integração. Quando preenchido, esse será o “nome” do produto na loja virtual e também seu endereço eletrônico.

Quando não houver uma descrição resumida, serão utilizadas as informações do campo “Descrição”, na tela principal do Cadastro de Produto.

- As informações de largura, altura, comprimento e diâmetro são dados importantes para “visualização” do produto pelo consumidor, bem como para postagem pelos Correios e demais transportadoras. Esses dados devem ser preenchidos na aba “Outros” (atenção à especificação, que é em metros):

No website, esses dados serão exibidos no campo “Mais Informações”, conforme a imagem abaixo demonstra:

- Os dados da guia “Obs. Técnicas” também serão veiculados na loja virtual no campo Mais Informações, em “Descrição”:


- Grupos e subgrupos dos produtos (Cadastros > Produtos, tela principal, ou Configurações > Cadastro de Produtos > Grupo de Produtos) são as categorias e subcategorias na loja virtual. Assim como as seções da loja, eles são importantes pois ajudam o cliente a navegar pelo site em busca de produtos específicos. Especifique os grupos e subgrupos de maneira organizada e descritiva. Evite abreviações!


Cadastro de Clientes
Quanto ao Cadastro de Clientes, o e-commerce utiliza duas informações: e-mail e CPF/CNPJ.
O e-mail que será veiculado no e-commerce é aquele preenchido na tela principal do Cadastro de entidades (Cadastros > Entidades), conforme a imagem abaixo destaca.

Já o CPF ou CNPJ da entidade podem ser visualizados na Aba “Outros” do referido cadastro. A informação é obrigatória para a subida do cliente no e-commerce.

Vendedor e usuário
Para as vendas no e-commerce, será possível atrelar um vendedor e usuário.
O recomendado é que o vendedor seja específico para as vendas online, assim o gestor poderá acompanhar os resultados da plataforma de forma mais apurada.
Um vendedor é cadastrado em Cadastros > Entidades.
Se você tiver dúvidas de como realizar o cadastro do vendedor, acesse aqui.
Pedido de venda e financeiro
Status do pedido
A plataforma e-commerce trabalha com status nos pedidos, com intuito de facilitar a visualização das fases tanto para o gestor quanto para o cliente da loja virtual.
Portanto, obrigatoriamente, o usuário do VSI Gestão deverá trabalhar com status nos seus pedidos de venda no Gestão para trabalhar com e-commerce.
A configuração dos status dos pedidos é feita em Configurações > Cadastros em geral > Cadastro de Status.


O Magento, plataforma na qual é desenvolvido o e-commerce Vinhasoft tem por padrão oito status que não podem ser alterados.
São eles:
Status Magento | Tradução | Significado |
---|---|---|
New | Novo | Este status é aplicado para todos os pedidos que entram na loja e ainda não foram revisados, ou seja, pedidos que acabaram de entrar |
Pending Payment | Pagamento pendente | Quando utilizada alguma das formas de pagamento, o pedido passa de novo para pagamento pendente, ou seja, está aguardando algum pagamento para ser encaminhado a próxima fase. |
Processing | Processando | Este status é aplicado para qualquer pedido que venha a ter uma fatura ou um envio gerado. É a partir desde tipo de status que as informações passarão a ser exibidas para o cliente. |
Complete | Completo | Quando um pedido é faturado e entregue, ele adota o status de Completo, ou seja, foi finalizado e não há mais nada a ser feito. |
Canceled | Cancelado | Pedidos com esse status só serão cancelados por meio do Gestão ou pelo admin do Magento |
Holded | Em espera | Pedidos que precisam ser “segurados” (congelados) por um tempo ficam com esse status. Um exemplo é quando este é pago com boleto bancário |
Payment Review | Pagamento em revisão | O pagamento do pedido está sendo revisado; isso pode ser acionado por módulo em suspeita de fraude ou por meio do Gestão |
Recomenda-se que cada status do Magento seja associado a um status distinto no VSI Gestão. Isso ajudará na rápida identificação de qual etapa o pedido se encontra e na organização das informações.
Condições e tipos de pagamento
O Magento também traz diversas formas de pagamento: boleto, cartão, que precisarão ser vinculadas às condições e tipos de pagamento do VSI Gestão.
Portanto, é importante que as condições e tipos de pagamentos estejam cadastradas de maneira adequada.
Para cadastrar condições de pagamento, basta acessar Configurações > Financeiro > Condições de Pagamentos.


Já os tipos de pagamento podem ser inseridos em Configurações > Geral > Aba Contas Padrões.

Formas de entrega
As formas de entrega também precisarão ser alinhadas entre a plataforma e-commerce e o VSI Gestão.
Mais uma vez, destaca-se a importância de ter formas de entrega específicas para vincular à loja virtual. Dessa forma, o gestor pode identificar qual é a forma de entrega mais frequente, por exemplo, e contratar uma transportadora para os pedidos online, ou fechar um pacote especial com os Correios, verificar a possibilidade de concessão de frete grátis a partir de um valor específico, dentre outros padrões que podem ser identificados.
Para cadastrar formas de entrega no VSI Gestão, basta acessar Configurações > Entregas/saídas a campo > Formas de entrega.


Este artigo está em construção! Se você usa a plataforma e-commerce Vinhasoft e quer mandar alguma sugestão, faço uso dos comentários ou mande e-mail para raissa.dias@vinhasoft.com.br