Onde é utilizado
Configuração impactante
Cadastros de entidades, tela principal
Emissão de nota fiscal de exportação
Inserindo um país
A inserção de países no Gestão se dá pelo menu Configurações > Cadastro de clientes > Cadastro de países.
Caso deseje mais informações para como emitir nota fiscal de exportação, entre em contato com a Consultoria.
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Clique em “Novo” para iniciar um cadastro.
No exemplo, mostraremos como cadastrar o Brasil.
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1. Nome do país: insira Brasil;
2. Sigla: digite BR;
3. Código Bacen: informe o código Bacen do Brasil, que é o 1058. Para as demais nações, o código pode ser consultado diretamente no Banco Central, em https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/legado?url=https:%2F%2Fwww.bcb.gov.br%2Frex%2FCenso2000%2Fport%2FManual%2FPais.asp;
4. Máscara para CNPJ: informe o padrão do CNPJ: 99\.999\.999/9999\-99;
5. Máscara para IE: o campo deve ficar em branco;
6. Máscara para CPF: insira 999\.999\.999\-99;
7. Máscara para RG: digite 99\.999\.999\-A;
8. Validar numeração do CPF e CNPJ: essa configuração deve ser habilitada se desejado que o sistema averigue o CPF e o CNPJ ao cadastrar a entidade.
Selecione “Gravar” para confirmar o registro.
Como não possuem o mesmo tipo de identificação (CNPJ, CPF, etc), para o cadastro dos demais países só será necessário o preenchimento dos seguintes campos: 1) nome do país, 2) sigla e 3) código Bacen.
IMPORTANTE: o sistema não permite a exclusão de um país cadastrado se este estiver ligado a uma entidade, independente de seu tipo (cliente, vendedor, fornecedor).