Sintoma

Causa
No momento do cadastro do cliente, a inscrição estadual pode ter sido informada erroneamente (pertence à outra entidade) ou foi preenchida de maneira indevida.
Ação
Inscrição estadual está incorreta
É necessário acessar o cadastro do cliente em Cadastros > Entidades e, na aba “Outros”, verificar o CNPJ do destinatário da nota fiscal. Com esse número, averigue no site do Sintegra qual é a inscrição estadual que está realmente vinculada ao destinatário. Corrija o registro no Gestão, atualize a nota fiscal e reenvie o arquivo.
Inscrição Estadual está cancelada
Caso a inscrição estadual esteja vinculada ao CNPJ, certifique-se de que esta esteja ativa.
Na página de consulta do Sintegra, vá até a área de “Informações Complementares” (em alguns estados, será exibido apenas o campo “Situação”) e verifique se a situação cadastral está ativa. Caso esteja informada como inativa, baixa somente no âmbito estadual, dentre qualquer outro status oposto ao de ativa, significa que a referida empresa apresenta alguma irregularidade ou não possui mais IE.


Para emissão da nota fiscal nesses casos, é necessário excluir a inscrição estadual presente no cadastro do cliente no Gestão e desmarcar a opção de “Contribuinte”.
