Alteração
Diretório
Negativação Expressa – Banco Itaú
Controle Bancário > Contas Bancárias
Módulo
Versão
VSI Gestão
2019.9
O VSI Gestão trabalha diferentes ocorrências do Banco Itaú – CNAB 400 (solicitação de baixa do título, alteração do vencimento do título etc). A partir da versão 2019.9, foram implementadas tratativas das ocorrências referentes à negativação expressa, de forma a agilizar a cobrança de títulos inadimplentes do usuário.
As ocorrências são tratadas de forma automática pelo sistema desde a versão 2018.2 R2; as instruções abaixo se referem às inclusões das ocorrências listadas abaixo:
Ocorrências | |
---|---|
74 | Instrução de negativação expressa rejeitada |
75 | Confirmação de recebimento de instrução de entrada em negativação expressa |
77 | Confirmação de recebimento de instrução de exclusão de entrada em negativação expressa |
78 | Confirmação de recebimento de instrução de cancelamento de negativação expressa |
79 | Negativação expressa informacional |
80 | Confirmação de entrada em negativação expressa – tarifa |
82 | Confirmação do cancelamento de negativação expressa – tarifa |
83 | Confirmação de exclusão de entrada em negativação expressa por liquidação – tarifa |
Caso o usuário deseje saber sobre o funcionamento da ferramenta, acesse: www.ajuda.vinhasoft.com.br/ocorrencias-cnab-400-banco-itau
Modificações
Habilitando a ferramenta
A ferramenta de ocorrências deve estar habilitada para que as instruções funcionem de forma correta. Em caso de dúvidas, contate nosso departamento de Consultoria: projetos@vinhasoft.com.br.
Negativação Expressa
A negativação expressa deve ser configurada em: Controle bancário > Contas bancárias.
Selecione a conta do Itaú que utiliza o CNAB 400.

Na Aba Mensagens de boleto” foi inserida a flag “Utilizar negativação expressa em caso de inadimplência”. Ao marcá-la, o campo “Dias para negativação”, será habilitado.

Neste campo devem ser indicados quantos dias de inadimplência serão considerados até o envio do título para negativação expressa.
Ao enviar um título para negativação, após o processamento do retorno da ocorrência, o sistema informará as mensagens de que esta foi recebida diretamente na conta a receber específica (Finanças > Conta a Receber)

Na tela de arquivo de retorno (Finanças > Arquivo CNAB > Retorno, Aba Conteúdo do Arquivo Selecionado), os títulos com as ocorrências referentes à negativação expressa serão informados com status de cobrança de tarifas, na cor cinza.

Ocorrências não tratadas
As seguintes ocorrências referentes à negativação expressa não foram tratadas nesta atualização da ferramenta:
Ocorrências não tratadas | |
---|---|
91 | Tarifa mensal de exclusão de entrada de negativação expressa |
92 | Tarifa mensal de cancelamento de negativação expressa |
93 | Tarifa mensal de exclusão de negativação expressa por liquidação |